Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tipos de vulcões:

Havaiano: As escoadas de lava são muito rápidas e pouco violentas. Tem erupção efusiva e a lava é fluída. Tem cones baixos e largos e os piroclastos são muito grandes (lapilli e bombas vulcânica). Tem pouco gás e muita temperatura.

Vulcaniano: As escoadas de lava são curtas e lentas. Tem erupção explosiva e a lava é viscosa. Os cones são altos e estreitos e os piroclastos são muito pequenos ( cinzas, areias e lapilli). Tem muito gás e pouca temperatura.

Estromboliano: As escoadas de lava têm haver com o tipo de erupção. Se a erupção for efusiva as escoadas de lava são rápidas e pouco violentas, a lava é fluída e os piroclastos são muito grandes (lapilli e bombas vulcânicas e se a erupção for explosiva as escoadas de lava são curtas e lentas, a lava é viscosa e os piroclastos são muito pequenos (areias, cinzas, lapilli). Os cones não são tão baixos e largos como o Havaiano nem tão altos e estreitos como o Vulcaniano. Não tem tanto gás como o havaiano mas também não é tão quente como o Vulcaniano.

Peleano: Não tem escoadas de lava. A erupção é catastrófica e a lava é MUITO viscosa. Não forma cones vulcânicos e não tem piroclastos (se tiver são cinzas). A lava não escorre e acumula-se na cratera formando uma agulha vulcânica. Se na cratera, a lava sólida que se encontra a tapar a cratera explode, forma uma nuvem ardente. Tem MUITO mais gás que o havaiano e pouca temperatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário