Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fósseis:




PALEONTOLOGIA - estudo dos seres antigos

Importância dos fósseis:
  • Conhecer a evolução das espécies
  • Importância económica (rochas) , como o petróleo , carvão ou gás natural
Fósseis: Restos , marcas ou vestígios de seres vivos que ficaram preservados nas rochas e têm a mesma idade que esta .
ICNOFÓSSEIS: Vestígios de actividade dos seres-vivos (pegadas , moldes)


A fossilização resulta de acção combinada de processos físicos , químicos e biológicos . Para que ocorra a fossilização são necessárias algumas condições , como o ser ou vestígio do ser , ter de ser de imediato enterrado e a ausência da acção bacteriana decompondo os tecidos.

Legenda:

1 - O peixinho já estava velhinho e morre :-(

2 - Teve de ser enterrado , pondo-se ao abrigo dos seus agentes decompositores .

3 - As parte moles do ser-vivo desaparecem . Ao longo de milhões de anos , vai haver uma troca de constituintes entre o ser-vivo e a rocha e chega a uma altura em que não se consegue distinguir a rocha e o ser-vivo , pois são feitos com o mesmo material .

4 - Os fósseis formam-se em profundidade . Para que possam aparecer à superfície , é necessário que haja uma deformação (dobra ou falha) e/ou erosão das rpchas que estão por cima .

5 - O fóssil vem à superfície e é encontrado :-)


Fósseis Característicos :

Fáceis: Indicam o ambiente de formação

Idade: Indicam a idade de sedimento

CONDIÇÕES PARA FÓSSEIS DE IDADE :

  • Vivido um curto espaço de tempo
  • Grande distribuição geográfica


Sem comentários:

Enviar um comentário