Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



terça-feira, 21 de junho de 2011

Rochas Sedimentares:


O que são ?

São rochas que derivam de outras rochas pré-existentes.



Agentes erosivos:
  • àgua ( no estado líquido ou sólido )
  • Temperatura ( termoclastia)
  • Vento
  • Acção dos seres-vivos
  • Força da gravidade
  • etc.
Agentes Transportadores:
  • Gravidade
  • Àgua
  • Vento

Conceitos:

Erosão: Conjunto dos processos físicos (desgaste) e dos processos químicos (alteração) , feita através dos agentes erosivos que levam à transformação de uma rocha pré-existente.

Transporte: Deslocação dos materiais desde a zona de erosão à zona de acumulação .

Sedimentação: Acumulação dos materiais na bacia de sedimentação .

Bacia de Sedimentação: É uma depressão que se localiza mormalmente nos fundos oceânicos (zonas calmas de acumulação de sedimentos) .


Rochas Sedimentares Detríticas:

Móvel - Erosão > Transporte > Sedimentação

Coerentes/Coesas - Erosão > Transporte > Sedimentação > Compactação > Cimentação


Continuação dos Conceitos:

Compactação - Com o peso dos sedimentos , os grãos são obrigados a comprimir e a àgua é obrigada a subir .

Cimentação - A pouca àgua que fica retida entre os grãos liberta os elementos químicos , estes precipitam e vão ligar os sedimentos uns aos outros .

Ex: MÓVEL COERENTES/COESAS
Areia > Arenito
Argila > Agilito


Rochas Quimiogénicas:

As rochas quimiogénicas são formadas por elementos químicos precipitados pela àgua .

Ex: calcário

Rochas Biogénicas:

São rochas que na sua formação têm restos de seres-vivos (podem ser de origem detrítica ou química)


Princípio de sobreposição:

Diz que a camada que está por baixo é a mais antiga do quea camada que está por cima , desde que não haja nenhuma deformação .

Classificação das rochas sedimentares:

Móveis: Siltes ; Argila ; Areia ; Calhaus [ brecha (calhaus anglosos) e conglomerado (calhaus arredondados) ]
| | |

Coesas: Siltito ; Argilito ; Arenito.

Sem comentários:

Enviar um comentário