Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



terça-feira, 21 de junho de 2011

Propriedades dos Minerais :



Cor : É a cor que o mineral apresenta à vista desarmada . Pode ou não ser a verdadeira cor do mineral .


Risca : É a verdadeira cor do mineral e é a cor que o mineral deixa na porcelana .


Brilho : Pode ser baço (sem brilho) , nacarado (lembra brilho das pérolas) , vítreo (lembra vidro) , gorduroso (lembra gordura) , sedoso (lembra seda) , metálico (lembra metal) , adamantino (brilho dos diamantes).


Clivagem : É a propriedade que alguns minerais apresentam de se poderem separar (partir) por superfícies planas


Dureza:

Escala de Mohs:




Escala Prática:

- Unha - 2 a 2,5

- Aço - 5

- Vidro - 5,5

- Quartzo - 7


Diafaneadade: É a propriedade que os minerais têm de se deixarem passar pela luz ( ou não ) . Pode ser :

> Opaco - Não deixa passar luz

> Translúcido - Deixa passar alguma luz

> Transparente - Deixa passar luz


Densidade: É uma relação entre o peso e o volume . Na prática pega-se num mineral de densidade conhecida que seja mais ou menos do mesmo volume do mineral que queremos determinar e sentimos qual deles é o mais pesado .

Sem comentários:

Enviar um comentário