Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



sábado, 10 de dezembro de 2011

Inspiração e Expiração:


Existem dois movimentos respiratórios:

  • Inspiração - O ar entra pelas fossas nasais onde é aquecido e filtrado , passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Dá-se a Hematose Pulmonar, que é a troca de dióxido de carbono por oxigénio através da difusão (significa que as substãncias passam das zonas de maior concentração para as zonas de menor concentração).
  • Expiração - O ar carregado de dióxido de carbono dos alvéolos pulmonares sai para o exterior passando pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe fossas nasais ou então vai logo directamente pela boca.

Legenda:

A - Inspiração - Os músculos Intercostais contraiem-se, as costelas sobem para fora, a cavidade torácica aumenta, o diafragma contrai e desce e os pulmões enchem com ar carregado de oxigénio.

B - Expiração - Os músculos Intercostais relaxa, as costelas descem para dentro, a cavidade torácica diminui, o diafragma relaxa e sobe e os pulmões contraiem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.


Troca de gases entre os alvéolos e os capilares:

A função do sistema respiratório é muito simples: fazer a troca de oxigénio e de dióxido de carbono. Esta troca ocorre entre imensos alvéolos pulmonares existentes nos pulmões e os capilares que os circundam. O oxigénio inalado passa dos alvéolos para os capilares, e o dióxido de carbono passa dos capilares para o interior dos alvéolos através da difusão.


NOTA: Para além da difusão existe outro fenómeno que é o contrário da difusão , chamado Osmose. Este fenómeno significa que as substâncias passam das zonas de menor concentração para as zonas de maior concentração.

2 comentários: