Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sangue : Plasma e Leucócitos




Plasma:

Local de Formação: Não tem (vem dos alimentos)

Forma: É líquido , logo não tem forma

Tempo de duração: Não tem (está sempre a ser renovada)

Função: Transporte das células sanguíneas e dos nutrientes dissolvidos


Leucócitos ou Glóbulos Brancos:

Local de Formação: Medula vermelha dos ossos e órgãos linfáticos (gânglios linfáticos, timo e basso)

Forma: Irregular (têm SEMPRE núcleo)

Tempo de duração: 1 semana

Função: Defesa do corpo

Existem 3 tipos de leucócitos: Os leucócitos em si que fazem a diapedese , os macrófagos que fazem a fagocitose e os linfócitos que formam os anticorpos.

Diapedese: propriedade que os leucócitos têm de se deformarem para passarem pelas paredes dos capilares .


Fagocitose: é a destruição dos agentes patogénicos .


LEGENDA:

A - O Macrófago detecta o agente patogénico

B - O Macrófago envolve o agente patogénico com o Pseudopodes

C - Os Pseudopodes formam o vacúolo, onde o agente patogénico irá ficar preso, e as enzimas digestivas deslocam-se para lá e destroiem o agente .

D - O Macrófago ficou apto para destruir outras substâncias tóxicas


Formação de Anticorpos:



LEGENDA:
1 - Agente patogénico neutralizado

2 - Anticorpos produzidos pelo linfócito

3 - Linfócito

A - O linfócito detecta os agentes patogénicos e vai produzir anticorpos que vão neutralizar estes agentes patogénicos, criando assim um complexo anticorpo-antigénio.

B - Os macrófagos vão limpar todos os vestígios de antigénios ou de outras substâncias tóxicas do sangue .

1 comentário: