Momento de reflexão:

Acho que ao longo deste ano melhorei imenso. As minhas notas subiram e eu tou muito feliz ! Acho que tenho vindo a melhorar o meu comportamento ! Espero que a stora goste do meu Portofólio ... :D



sábado, 10 de dezembro de 2011

Morfologia dos Órgãos Respiratórios:


Fossas Nasais:
São dois orifícios que se localizam desde a base do nariz (narinas) até à faringe e estão revistadas por uma mucosa que contém pêlos . Essa mucosa deita um líquido que humedece o ar que entra por lá.

Faringe:
Orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote.

Laringe:
Órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são dias "pregas" (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar, originando o som.

Traqueia:
É um tubo com cerca de 10 a 12 cm de comprimento por 1,5 de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago. O tubo interiormente é constituído por tecido muscular, tecido este que está revestido por cílios e exteriormente por anéis cartilagíneos (abertos).

Brônquios:
A traqueia divide-se em 2 tubos menores, os brônquios, que levam o ar aos pulmões. Os brônquios, tal como a traqueia, são revestidos por tecido muscular cilado e por anéis cartalagíneos (fechados).

Bronquíolos:
São ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos Pulmonares:
São pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar (troca de dióxido de carbono por oxigénio através da difusão) .

Sem comentários:

Enviar um comentário